A indústria de alimentos é um conjunto de atividades focadas em preparar alimentos ou ingredientes para que sejam comercializados. Além das mercadorias que chegam ao consumidor, ela se abastece de insumos e demais produtos para a produção.
A etapa de produção é uma das mais importantes e precisa ser acompanhada por uma gestão eficiente, a fim de evitar desperdícios e erros em grande escala. Por isso, os negócios que atuam no segmento desenvolvem processos para garantir a qualidade dos produtos e evitar gastos desnecessários.
As indústrias de alimentos norte-americanas desperdiçam, anualmente, cerca de 1,1 milhão de toneladas de alimentos e gastam cerca de 59 milhões de dólares na gestão de seus desperdícios, segundo a Food Waste Reduction Alliance.
Este dado revela a necessidade de investir em ações que possam reduzir o alto índice de desperdício. É por isso que muitas corporações vêm procurando soluções tecnológicas que possam ajudar nesta tarefa.
Ao longo deste texto, você vai descobrir como evitar desperdício de alimentos com ajuda de soluções inteligentes.
Por que a indústria de alimentos precisa evitar o desperdício?
Dentro do ramo alimentício, o desperdício de insumos é sinal de perda financeira. Por isso, empresas desenvolvem rigorosos padrões de controle de qualidade e de análise da cadeia de produção para detectar em quais processos há desperdícios e como fazer para evitá-los.
Na maioria dos casos, o desperdício de alimentos está ligado a má conservação dos produtos. Para que os insumos não se estraguem é preciso que estejam armazenados em refrigeradores com temperatura adequada. Por isso, é essencial que se tenha o controle destes equipamentos.
Além do prejuízo financeiro, os negócios que atuam no setor alimentício precisam seguir normas, como a RDC 216 que dispõe sobre as Boas Práticas para Serviços de Alimentação, para evitar problemas com os órgãos de fiscalização, como a ANVISA. Afinal, o armazenamento inadequado também pode causar a contaminação dos alimentos, bem como a perda da qualidade, o que ocasiona o descarte.
Como evitar o desperdício de alimentos com ajuda da IoT
A tecnologia tem sido uma parceira da indústria alimentícia com a automatização de processos. Por meio de sensores inteligentes é possível fazer o controle da temperatura de equipamentos de refrigeração (um dos gargalos do setor). Veja como é possível evitar o desperdício com ajuda da Internet das Coisas.
Automatizando processos
Trabalhos manuais são mais suscetíveis a erros. Com isso, a automatização de processos ajuda a evitar falhas humanas. Por meio de soluções autônomos, é possível controlar a temperatura dos refrigeradores e também saber quando os equipamentos não estão fechados corretamente.
Organizando a logística
Na indústria alimentícia, tudo deve ser organizado. Isso passa pelo transporte de insumos, maquinários e suprimentos e pelo abastecimento de distribuidores, atacadistas e varejistas.
Esse fator é muito importante, pois erros em processos logísticos causam atrasos e, por consequência, perdas por vencimentos, por contaminação de produtos por agentes biológicos, entre outros.
Cuidados no armazenamento
O primeiro passo para reduzir qualquer tipo de problema na sua produção é agir como se a Anvisa estivesse batendo na sua porta a qualquer momento. A função desse órgão é realizar a fiscalização por meio da vigilância sanitária.
É fundamental que os alimentos estejam armazenados corretamente e na temperatura adequada para que os produtos não se estraguem e não percam a qualidade. Caso exista uma falha como essa, o negócio pode ter problemas com o órgão.
Conclusão
A Internet das Coisas é uma tecnologia que consegue suprir algumas das necessidades da indústria alimentícia, como ajudar a gestão a ter maior controle nos processos, evitar falhas humanas, além de melhorar a produtividade no setor.
Com as soluções inteligentes, os negócios conseguem evitar prejuízos com o desperdício de alimentos e obter dados que ajudam a gestão a identificar problemas e traçar novas estratégias.
Uma das grandes vantagens destes dispositivos é que eles são de fácil instalação e o seu funcionamento é prático. Além disso, tem baixo custo e consumo de bateria. Conheça todos os benefícios e quais soluções podem ajudar o seu negócio a evitar o desperdício de alimentos.