A Internet das Coisas ou Internet of Things (IoT) consiste em uma rede de dispositivos conectados à internet, com a capacidade de coletar e transferir dados entre si.
Ao contrário do que algumas pessoas pensam, o surgimento deste termo não é recente. O conceito foi proposto em 1999, por Kevin Ashton, no Laboratório de Auto-ID do MIT, onde se realizavam pesquisas no campo da identificação por radiofrequência em rede (RFID) e tecnologias de sensores.
Com o passar dos anos, a IoT sofreu inúmeras transformações e se modernizou. A sua ideia central é facilitar a vida de pessoas e empresas, tornando o uso de certos elementos mais simples e até permitindo a automação de tarefas. Essa proposta faz todo sentido, já que procura-se formas mais eficientes de executar atividades, para otimizar o tempo e melhorar a produtividade no dia a dia.
Adotar atitudes sustentáveis, reduzir custos e desperdícios também são ações cada vez mais priorizadas pelas empresas e a Internet das Coisas também tem papel fundamental nestes desafios.
Ao longo deste texto, você vai entender a visão da Sigmais sobre o assunto e o que está sendo feito para que as empresas consigam atingir os seus objetivos com ajuda da IoT.
4 benefícios oferecidos pelas soluções IoT da Sigmais para negócios
Com a ideia de simplificar a rotina das empresas e tornar a gestão mais eficiente, a Sigmais oferece soluções inteligentes de baixo custo, fácil aplicação e sem a necessidade de grandes investimentos.
Isso porque a Internet das Coisas (IoT) nas corporações vem causando grandes transformações. Os dispositivos de IoT registram e fornecem dados importantes para a tomada de decisões, aumentam a eficiência das equipes e permitem que as empresas reduzam custos.
Os dispositivos dizem às organizações o que realmente está acontecendo e não o que elas supõem ou esperam que esteja acontecendo. E os dados coletados estão prontos para uso em sistemas analíticos e de inteligência artificial, que podem identificar padrões de uso ou comportamento que antes eram ocultos.
Podemos citar a área da saúde e indústria alimentícia como aquelas que mais vem sentindo os impactos positivos da IoT. Alguns dos benefícios oferecidos pelos dispositivos IoT inteligentes para estes segmentos são:
Fazer o controle de temperatura de equipamentos de refrigeração
Tanto na área da saúde como negócios que atuam no segmento alimentício é fundamental fazer o monitoramento da temperatura dos equipamentos onde ficam armazenados produtos e insumos. Dessa forma, evita-se o desperdício e prejuízos de medicamentos e alimentos por causa de temperaturas irregulares.
Os dispositivos IoT autônomos medem a temperatura de ambientes e equipamentos, permitindo melhor controle por parte da gestão. Caso algum equipamento esteja com uma temperatura inadequada, o problema pode ser resolvido com mais agilidade.
Saiba mais sobre o assunto neste texto: Cozinha Industrial Inteligente: como evitar prejuízos e otimizar recursos – Sigmais
Medir umidade de ambientes
Medir a umidade dos ambientes também é essencial para as indústrias, nas etapas de produção e estocagem. Dessa forma, você conserva estruturas, impedindo a formação de mofos nas paredes, evita a proliferação de microrganismos danosos, garante um ar de qualidade, entre outras vantagens.
Monitorar o degelo de refrigeradores
Com ajuda dos sensores inteligentes ainda é possível monitorar o degelo dos equipamentos de refrigeração. Isso também evita a perda de medicamentos termolábeis (mais suscetíveis às variações de temperatura) e de alimentos e insumos.
Detectar aberturas e fechamento de portas
A vedação das portas dos equipamentos de refrigeração é essencial para que alimentos não se estraguem, bem como os medicamentos. Quando é detectado que um refrigerador não está fechado corretamente, um alerta é enviado por email. Dessa forma, a gestão consegue ser resolutiva com rapidez.
Conclusão
A Sigmais transforma a maneira como os gestores de empresas analisam dados oferecendo não somente um produto de fácil aplicação e utilização, mas também a oportunidade de inovar em escala. Isso, sem investimentos em infraestruturas e sem dificuldades, com o intuito de que todos possam fazer parte do hoje e do amanhã do mundo da tecnologia.
Afinal, esse é o grande objetivo da Internet das Coisas: facilitar processos por meio da automatização.
A sociedade espera das empresas atitudes mais sustentáveis e a preocupação com o desperdício está incluso nisso. Por isso, os sensores inteligentes são fundamentais em negócios que desejam contribuir com o meio ambiente e, claro, evitar prejuízos financeiros.