Como a automatização beneficia a gestão de qualidade nas empresas

gestão de qualidade deve ser um dos pilares dentro das corporações. Ela é a supervisão dos processos, estratégias e técnicas para que os produtos ou serviços prestados pela empresa tenham um alto padrão e sejam entregues conforme as expectativas.

O objetivo desta gestão é assegurar que os padrões de qualidade sejam atendidos, além de estar sempre em busca de inovação e melhorias. Não é à toa que “qualidade” significa oferecer aos clientes soluções (produto ou serviço) que atendam às suas necessidades.

Para 84% dos consumidores brasileiros, a qualidade do produto é o principal requisito para ser fiel a uma marca, de acordo com uma pesquisa da KPMG.

Porém, a gestão de qualidade não se resume apenas à checagem de processos. Ela deve fazer parte da cultura da empresa, uma vez que ela impacta o negócio de ponta a ponta. Para ajudar nessa estratégia, a automatização dos processos é uma ótima alternativa para muitas empresas.

As instituições que não priorizam a gestão de qualidade, se colocam em risco no mercado, aumentando a chance de serem superadas pelos concorrentes. Para que você entenda melhor o assunto e comece a adotar a automatização na sua gestão, leia esse texto que a Sigmais preparou.

4 benefícios da Gestão de Qualidade Corporativa

Para entender melhor a necessidade de implementar a gestão de qualidade dentro da sua empresa, acompanhe os principais benefícios para obter melhores resultados.

Aumento da produtividade dos colaboradores

Com a melhor definição dos processos, as tarefas executadas pelos colaboradores é feita com mais agilidade e eficiência, diminuindo as chances de falhas. Além disso, com a otimização dos processos, preparados para evitar qualquer tipo de inconformidades, o retrabalho e os desperdícios são praticamente eliminados.

Implementação das melhores práticas

A implementação da gestão de qualidade assegura que a organização adote as melhores práticas do mercado. Essas práticas permitem manter a consistência da produção com base em um cronograma predefinido. Dessa forma, sistemas, processos e produtos são continuamente melhorados.

Satisfação do cliente

Com a gestão da qualidade é possível atender as necessidades dos clientes e também identificar o que pode ser melhorado. Isso estabelece um relacionamento duradouro e aumenta a confiança entre empresa e consumidor. Além disso, não podemos esquecer que também maximiza o potencial competitivo do negócio.

Redução significativa de custos e desperdícios

A gestão de qualidade ainda contribui para a redução de custos desnecessários e desperdícios de produtos e materiais. Isso porque fica mais fácil identificar o que realmente dá certo e quais os gargalos que precisam ser eliminados.

Entendendo sobre o Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ)

Gestão da Qualidade Total é definida como qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização, com o intuito de possibilitar a melhoria de seus produtos ou serviços.

Essas ações têm como objetivo garantir a completa satisfação (ou superação) das necessidades e expectativas dos clientes, em relação ao que está sendo oferecido. Para ajudar os gestores nesse processo, foi criada a ISO 9001:2015, que definiu os Sete Princípios da Qualidade. São eles:

  1. Foco no Cliente
  2. Liderança
  3. Engajamento das Pessoas
  4. Abordagem por Processos
  5. Melhoria Contínua
  6. Tomada de Decisões Baseada em Fatos
  7. Gestão dos Relacionamentos

Entretanto, fazer uma boa gestão de qualidade (com todos esses princípios), dentro de médias e grandes empresas não é algo fácil. É nesse momento que a tecnologia entra em cena com a automatização para otimizar processos e tornar mais eficiente as etapas de toda a cadeia produtiva da corporação.

Por que automatizar processos para melhorar a gestão de qualidade?

Como dissemos, algumas empresas podem sentir dificuldade em adotar uma gestão de qualidade que seja eficiente e realmente traga resultados significativos para a corporação. Dessa forma, a automatização vem para ajudar os gestores a terem mais controle nos processos e poder traçar estratégias mais assertivas.

Veja alguns motivos para automatizar processos com ajuda da tecnologia.

  • Otimização do tempo

Esse é o primeiro efeito detectado quando se adotam soluções de automação. A redução de tempo para realização das tarefas básicas é imediatamente percebida por toda a equipe de trabalho e, mesmo a longo prazo, os ganhos em tempo costumam continuar vantajosos se comparados ao sistema manual.

  • Agilidade nas entregas

Processos que sofrem automação tendem a ser mais ágeis e precisos do que atividades realizadas de forma manual. A inteligência operacional aplicada surte um efeito a médio prazo que pode ser percebido pelos gestores e por toda a equipe envolvida.

  • Gestão segura e eficaz

Outra vantagem importante da automação é a confiabilidade dos dados gerados e, como desdobramento, uma maior segurança das informações e das decisões estratégicas tomadas pelos gestores. Um sistema de gestão eficiente pode automatizar inúmeras tarefas manuais e, também, realizar análises mais rápidas e precisas.

  • Padronização de tarefas

A padronização é um benefício da automação que não costuma ser tão falado, mas de extrema importância para o sistema organizacional como um todo. É quase impossível criar um padrão único e sistemático para atividades realizadas por pessoas. Já com a tecnologia é diferente: é possível criar processos sistemáticos.

Você também pode gostar de ler: Como a Internet das Coisas (IoT) pode ajudar no seu negócio (sigmais.com.br)

Sensores inteligentes possibilitam uma melhor gestão de qualidade

Ao longo deste texto você entendeu a importância da gestão de qualidade, os seus benefícios e como a automatização pode ajudar nesse processo.

Porém, você deve estar se perguntando se existe no mercado uma solução que ofereça todas essas vantagens e ajude os gestores a garantirem a qualidade dos seus produtos e serviços.

A resposta é sim! Por meio de soluções inteligentes autônomas da Sigmais é possível otimizar processos, agilizar tarefas, além de evitar prejuízos tanto com desperdícios de produtos como problemas de compliance.

A Sigmais oferece dispositivos com a tecnologia IoT (Internet das Coisas) que ajudam as empresas a automatizarem suas atividades, tornando a gestão mais eficiente e assertiva. Os sensores inteligentes são práticos e de fácil instalação, tem baixo consumo de bateria e não precisam de alterar a infraestrutura dos locais em que são colocados.

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