A gestão de qualidade deve ser um dos pilares dentro das corporações. Ela é a supervisão dos processos, estratégias e técnicas para que os produtos ou serviços prestados pela empresa tenham um alto padrão e sejam entregues conforme as expectativas.
O objetivo desta gestão é assegurar que os padrões de qualidade sejam atendidos, além de estar sempre em busca de inovação e melhorias. Não é à toa que “qualidade” significa oferecer aos clientes soluções (produto ou serviço) que atendam às suas necessidades.
Para 84% dos consumidores brasileiros, a qualidade do produto é o principal requisito para ser fiel a uma marca, de acordo com uma pesquisa da KPMG.
Porém, a gestão de qualidade não se resume apenas à checagem de processos. Ela deve fazer parte da cultura da empresa, uma vez que ela impacta o negócio de ponta a ponta. Para ajudar nessa estratégia, a automatização dos processos é uma ótima alternativa para muitas empresas.
As instituições que não priorizam a gestão de qualidade, se colocam em risco no mercado, aumentando a chance de serem superadas pelos concorrentes. Para que você entenda melhor o assunto e comece a adotar a automatização na sua gestão, leia esse texto que a Sigmais preparou.
4 benefícios da Gestão de Qualidade Corporativa
Para entender melhor a necessidade de implementar a gestão de qualidade dentro da sua empresa, acompanhe os principais benefícios para obter melhores resultados.
Aumento da produtividade dos colaboradores
Com a melhor definição dos processos, as tarefas executadas pelos colaboradores é feita com mais agilidade e eficiência, diminuindo as chances de falhas. Além disso, com a otimização dos processos, preparados para evitar qualquer tipo de inconformidades, o retrabalho e os desperdícios são praticamente eliminados.
Implementação das melhores práticas
A implementação da gestão de qualidade assegura que a organização adote as melhores práticas do mercado. Essas práticas permitem manter a consistência da produção com base em um cronograma predefinido. Dessa forma, sistemas, processos e produtos são continuamente melhorados.
Satisfação do cliente
Com a gestão da qualidade é possível atender as necessidades dos clientes e também identificar o que pode ser melhorado. Isso estabelece um relacionamento duradouro e aumenta a confiança entre empresa e consumidor. Além disso, não podemos esquecer que também maximiza o potencial competitivo do negócio.
Redução significativa de custos e desperdícios
A gestão de qualidade ainda contribui para a redução de custos desnecessários e desperdícios de produtos e materiais. Isso porque fica mais fácil identificar o que realmente dá certo e quais os gargalos que precisam ser eliminados.
Entendendo sobre o Gerenciamento Total da Qualidade (SGQ)
A Gestão da Qualidade Total é definida como qualquer atividade coordenada para dirigir e controlar uma organização, com o intuito de possibilitar a melhoria de seus produtos ou serviços.
Essas ações têm como objetivo garantir a completa satisfação (ou superação) das necessidades e expectativas dos clientes, em relação ao que está sendo oferecido. Para ajudar os gestores nesse processo, foi criada a ISO 9001:2015, que definiu os Sete Princípios da Qualidade. São eles:
- Foco no Cliente
- Liderança
- Engajamento das Pessoas
- Abordagem por Processos
- Melhoria Contínua
- Tomada de Decisões Baseada em Fatos
- Gestão dos Relacionamentos
Entretanto, fazer uma boa gestão de qualidade (com todos esses princípios), dentro de médias e grandes empresas não é algo fácil. É nesse momento que a tecnologia entra em cena com a automatização para otimizar processos e tornar mais eficiente as etapas de toda a cadeia produtiva da corporação.
Por que automatizar processos para melhorar a gestão de qualidade?
Como dissemos, algumas empresas podem sentir dificuldade em adotar uma gestão de qualidade que seja eficiente e realmente traga resultados significativos para a corporação. Dessa forma, a automatização vem para ajudar os gestores a terem mais controle nos processos e poder traçar estratégias mais assertivas.
Veja alguns motivos para automatizar processos com ajuda da tecnologia.
- Otimização do tempo
Esse é o primeiro efeito detectado quando se adotam soluções de automação. A redução de tempo para realização das tarefas básicas é imediatamente percebida por toda a equipe de trabalho e, mesmo a longo prazo, os ganhos em tempo costumam continuar vantajosos se comparados ao sistema manual.
- Agilidade nas entregas
Processos que sofrem automação tendem a ser mais ágeis e precisos do que atividades realizadas de forma manual. A inteligência operacional aplicada surte um efeito a médio prazo que pode ser percebido pelos gestores e por toda a equipe envolvida.
- Gestão segura e eficaz
Outra vantagem importante da automação é a confiabilidade dos dados gerados e, como desdobramento, uma maior segurança das informações e das decisões estratégicas tomadas pelos gestores. Um sistema de gestão eficiente pode automatizar inúmeras tarefas manuais e, também, realizar análises mais rápidas e precisas.
- Padronização de tarefas
A padronização é um benefício da automação que não costuma ser tão falado, mas de extrema importância para o sistema organizacional como um todo. É quase impossível criar um padrão único e sistemático para atividades realizadas por pessoas. Já com a tecnologia é diferente: é possível criar processos sistemáticos.
Você também pode gostar de ler: Como a Internet das Coisas (IoT) pode ajudar no seu negócio (sigmais.com.br)
Sensores inteligentes possibilitam uma melhor gestão de qualidade
Ao longo deste texto você entendeu a importância da gestão de qualidade, os seus benefícios e como a automatização pode ajudar nesse processo.
Porém, você deve estar se perguntando se existe no mercado uma solução que ofereça todas essas vantagens e ajude os gestores a garantirem a qualidade dos seus produtos e serviços.
A resposta é sim! Por meio de soluções inteligentes autônomas da Sigmais é possível otimizar processos, agilizar tarefas, além de evitar prejuízos tanto com desperdícios de produtos como problemas de compliance.
A Sigmais oferece dispositivos com a tecnologia IoT (Internet das Coisas) que ajudam as empresas a automatizarem suas atividades, tornando a gestão mais eficiente e assertiva. Os sensores inteligentes são práticos e de fácil instalação, tem baixo consumo de bateria e não precisam de alterar a infraestrutura dos locais em que são colocados.
Esteja um passo à frente da concorrência e torne a gestão de qualidade da sua empresa mais eficiente. Acesse o nosso site e fale com nossa equipe de especialistas.
Nos siga nas redes sociais, Linkedin, Facebook, Instagram e Youtube, para acompanhar outros conteúdos!