Quando nos referimos a qualidade de processos, estamos falando sobre garantir a otimização de todas as etapas da cadeia produtiva para atingir a eficiência máxima dentro da corporação. Para isso, são feitas ações de verificação, teste e validação que garantem o padrão de qualidade em todas as entregas.
É importante que a qualidade seja um requisito para se levar em consideração do início ao fim dos processos. Afinal, esse é um fator bem relevante para uma gestão eficiente e para a atratividade no serviço que o seu negócio presta e nos produtos que são comercializados.
Investir na qualidade de processos é essencial para aumentar a satisfação dos clientes, como também estar à frente da concorrência.
Diante desse cenário, as empresas estão buscando cada vez mais a implementação de soluções que ajudem na gestão de qualidade, com objetivo de controlar diversos fatores internos e também externos que podem afetar diretamente a qualidade de seus produtos e serviços oferecidos ao mercado.
Neste texto, você vai saber quais as principais vantagens de melhorar a qualidade de processos e como fazer isso por meio da tecnologia.
Entendo sobre o Sistema de Gestão da Qualidade
Segundo o requisito 4.4 da ISO 9001, que trata do Sistema de Gestão da Qualidade e seus processos, a organização deve determinar os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade e sua aplicação na organização e deve:
a) determinar as entradas requeridas e as saídas esperadas desses processos;
b) determinar a sequência e a interação desses processos;
c) determinar e aplicar os critérios e métodos (incluindo monitoramento, medições e indicadores de desempenho relacionados) necessários para assegurar a operação e controle eficazes desses processos.
d) determinar os recursos necessários para esses processos e assegurar a sua disponibilidade;
e) atribuir as responsabilidades e autoridades para esses processos;
f) abordar riscos e oportunidades conforme determinados de acordo com os requisitos de 6.1;
g) avaliar esses processos e implementar quaisquer mudanças necessárias para assegurar que esses processos alcancem seus resultados pretendidos;
h) melhorar os processos e o sistema de gestão da qualidade.
Para uma empresa que busca ter normas da qualidade como base para organização de seus processos e tem intenção de obter uma certificação, é fundamental definir quais são os processos importantes para o SGQ, como estão estruturados em termos de recursos e como se relacionam entre si, além dos resultados esperados.
Esse trabalho pode ser facilitado com a Internet das Coisas, uma tecnologia que vem crescendo vertiginosamente dentro das corporações que desejam aumentar a eficiência e qualidade dos seus processos, além de garantir a compliance no negócio.
Como os sensores inteligentes podem ajudar a melhorar a qualidade de processos
Os gestores podem contar com soluções inteligentes autônomas para otimizar e agilizar os processos.
Elas desempenham funções como o controle de temperatura e umidade, disponibilizam dados para ajudar na elaboração de relatórios, ajudam a reduzir o desperdício de alimentos, insumos e medicamentos termolábeis, monitoram o degelo de equipamentos e emitem alertas quando um equipamento de refrigeração não estiver fechado corretamente, ou quando a temperatura não estiver dentro do padrão pré-estabelecido.
Dessa forma, empresas e indústrias conseguem automatizar os processos, diminuindo falhas humanas, aumentando a produtividade das equipes e evitando prejuízos materiais e com os órgãos reguladores, como a ANVISA.
4 vantagens de melhorar a qualidade de processos
Confira as principais vantagens de melhorar a qualidade de processos no seu negócio.
Gestão mais eficiente
As empresas e gestores agora podem contar com o uso de soluções inteligentes IoT para automatizar e simplificar a coleta de dados para facilitar tomada de decisões. Dispositivos inovadores autônomos são capazes de coletar, analisar e entregar dados importantes em tempo real.
Eles são fundamentais para resolver problemas de controle de qualidade de medicamentos, segurança alimentar, medição de água, gás e energia, prevenção de quebra e manutenção preventiva de máquinas. Isso torna a gestão mais eficaz e promove grandes benefícios como evitar o prejuízo com desperdício de recursos e a perda de equipamentos e/ou insumos.
Por meio dessas soluções autônomas é possível obter informações em tempo real, com dados fornecidos para que a gestão possa tomar decisões rápidas, assertivas e eficientes. Além disso, reduz os custos através da automatização de processos, evitando perdas devido a falhas nos processos.
Em pouco tempo, se percebe uma significativa melhora na qualidade e eficiência da gestão da empresa.
Redução de custos por falhas
Qualquer falha na qualidade gera uma série de custos tangíveis e intangíveis à organização que podem gerar prejuízos financeiros e à imagem da empresa. Alguns deles são retrabalho, descarte, reclamações dos clientes, recall, danos à marca.
A qualidade dos processos é uma forma de mitigar esses problemas, garantindo que seja cada vez mais difícil ocorrer na empresa. Assim, a organização em geral poderá progredir, atuar de forma “enxuta” e realizar operações com maior lucratividade.
Aumento da satisfação dos clientes finais
A primeira preocupação de uma empresa deve ser a satisfação dos seus clientes. A qualidade de processo consegue implementar um padrão de excelência e atender da melhor maneira possível as necessidades e os desejos dos clientes, mantendo-os felizes e interessados.
Crescimento no mercado
Em um mercado cada vez mais competitivo, ter qualidade significa sair na frente dessa corrida por espaço e destaque. Com isso, organizações que não aderem à qualidade de processos e a melhoria contínua tornam-se menos competitivas e também ineficazes.
Melhoria da imagem no mercado
A imagem que a empresa transmite para o mercado é de extrema importância. Uma organização com qualidade de processos pode atrair investimentos, chamar a atenção de talentos ou engajar decisões de compra.
Conclusão
A melhoria de processos requer cooperação de todos os níveis de gestão. Isso ocorre quando sua empresa olha a qualidade como um objetivo a ser perseguido em cada etapa, utiliza dados para analisar não conformidade e a causa raiz das mesmas, investindo em ações para que não se repitam novamente.
As operações inconsistentes são inimigas de uma boa gestão. Sem processos automatizados, a gestão tem dificuldades e consequentemente, pecam na eficiência. Além disso, os custos com não conformidades podem trazer prejuízos significativos para a organização em médio e longo prazo.
Para obter todos os benefícios das soluções inteligentes da Sigmais e melhorar a qualidade de processos na sua empresa, fale com nossa equipe de especialistas.
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