Uma cozinha industrial inteligente ou cozinha 4.0 é aquela que utiliza recursos tecnológicos para ter mais eficiência nas operações e garantir o controle da qualidade dos alimentos que são preparados.
O Brasil é reconhecido como um dos países com a legislação mais rígida em relação a locais de manipulação e preparação de alimentos, como as cozinhas industriais.
As normas reguladoras abrangem aspectos que vão desde sua construção, materiais dos acabamentos e regras sanitárias, até toda a documentação necessária para que funcione dentro dos padrões exigidos.
Nesse sentido, o uso de tecnologias como a IoT vem sendo cada vez mais implementadas nesses espaços para ajudar na otimização dos processos internos e também oferecer mais segurança no controle da qualidade dos insumos. Isso é importante para assegurar que normas, como o correto armazenamento de alimentos, não tenham falhas.
Adotar soluções inteligentes também ajuda a gestão a evitar prejuízos com a perda de insumos devido ao controle incorreto da temperatura no armazenamento, por exemplo.
Neste texto, você vai entender melhor o que é uma cozinha industrial e quais são os benefícios que sensores inteligentes promovem em locais como esse.
O que é uma cozinha industrial?
Cozinhas industriais são os espaços em que se utilizam recursos profissionais para o preparo de alimentos. Nesse sentido, são todos os estabelecimentos que trabalham com a produção e comercialização de comida em grande quantidade.
Atualmente, com o uso da tecnologia, a cozinha industrial ganhou um novo termo: Cozinha 4.0.
A rotina nesse tipo de cozinha é desafiadora. Afinal, exige um elevado grau de complexidade, que demanda os cuidados essenciais com o preparo de refeições. Isso engloba quesitos como agilidade, higiene e segurança dos alimentos, padrão de qualidade e de quantidade, prevenção a desperdícios e sustentabilidade em toda cadeia de processos.
Todos esses cuidados precisam levar em conta ainda a eficiência da operação como um todo, que precisa ser enxuta em termos de custos. O investimento em tecnologia e inovação tem o intuito de melhorar os ganhos em eficiência em todas as etapas.
Isso, na prática, significa redução de perdas com melhor controle de desperdícios e melhora na qualidade dos preparos e ganhos de padronização.
Leia o texto para saber mais sobre a IoT e o ramo da alimentação: Indústria de Alimentos: como evitar desperdícios com soluções inteligentes – Sigmais
O que significa segurança do alimento?
Segurança do alimento deriva do inglês “food safety” e refere-se à garantia de que o alimento comercializado tenha qualidade, ou seja, que ele não tenha contaminantes químicos, físicos e biológicos.
Para assegurar a segurança do alimento comercializado, as empresas devem implantar um programa de gestão, com manuais de conduta, regras e procedimentos. Além de disseminar a cultura de segurança do alimento entre seus colaboradores.
Para ajudar no controle da qualidade dos alimentos, podem ser utilizadas soluções inteligentes.
Mas, o que elas significam?
São sensores autônomos que promovem:
- Monitoramento de temperatura dos equipamentos de refrigeração e controle de umidade em câmaras frias
- Emissão de alerta em que portas não estejam vedadas corretamente
- Emissão de dados precisos para ajudar a gestão em tomadas de decisões
Dessa forma, fazendo o controle da temperatura em equipamentos de refrigeração onde são armazenados os insumos é possível evitar que se estraguem e tenham desperdícios.
Com os dados, a gestão consegue obter informações precisas para a criação de planilhas e relatórios.
A emissão de alertas também é importante para que os gestores identifiquem problemas e resolvam com mais agilidade.
Benefícios dos sensores inteligentes nas cozinhas industriais
Agora que você já sabe o que é uma cozinha industrial e como ela funciona de forma inteligente, saiba com mais detalhes quais os benefícios em investir na automação nas cozinhas.
Proporciona produtividade ao negócio
A produtividade que a cozinha 4.0 oferece é bem perceptível na área de food service. Os clientes estão cada dia mais exigentes quanto à qualidade dos produtos consumidos. Por isso, é preciso evitar falhas em todas as etapas da cadeia produtiva.
Os sensores inteligentes têm papel fundamental para ajudar as equipes, por meio da facilidade em obter dados e informações.
Evita prejuízos com perdas de insumos
Os sensores autônomos ajudam a evitar desperdícios de produtos e materiais, pois tem a função de monitorar a temperatura dos equipamentos de refrigeração, do tempo de portas abertas e emissão de alerta caso tenha falhas na vedação de portas. Isso ajuda no controle de qualidade na cozinha.
Otimiza os processos
Esse é o primeiro efeito detectado quando se adotam soluções de automação. A redução de tempo para realização das tarefas básicas é imediatamente percebida por toda a equipe de trabalho e, mesmo a longo prazo, os ganhos em tempo costumam continuar vantajosos se comparados ao sistema manual.
Manutenção preditiva
A manutenção está a caminho de uma nova era. Em vez de reagir quando um componente não funciona, os gestores de manutenção podem agir antes de uma falha obrigar a parar a máquina.
Dessa forma, com os sensores inteligentes é possível identificar quando um refrigerador está apresentando inconsistências na temperatura, por exemplo. Assim, os gestores podem resolver o problema rapidamente e eliminar gargalos.
Numa cozinha industrial em que uma paragem tem impacto direto no serviço ao cliente, a manutenção preditiva pode significar o aumento da produtividade e redução de custos.
Gestão de qualidade
A gestão de qualidade não se resume apenas à checagem de processos. Ela deve fazer parte da cultura da empresa, uma vez que ela impacta o negócio de ponta a ponta. Para ajudar nessa estratégia, a automação de processos na cozinha com ajuda dos sensores inteligentes é uma ótima alternativa para muitas empresas, pois é possível criar modelos e fazer análise de dados para descobrir possíveis tendências e padrões.
Conclusão
A Sigmais oferece dispositivos com a tecnologia IoT (Internet das Coisas) que ajudam as empresas, como restaurantes, por exemplo, a automatizarem seus processos, tornando a gestão mais eficiente e assertiva. Os sensores inteligentes são práticos e de fácil instalação, tem baixo consumo de bateria e não precisam de alterar a infraestrutura dos locais em que são colocados.
Para negócios que atuam na área de alimentos, fazer o controle da temperatura dos equipamentos onde são armazenados insumos é imprescindível para garantir a sua eficiência. Para entender melhor como os sensores inteligentes podem contribuir nesta tarefa, baixe o nosso ebook gratuitamente.
Esteja um passo à frente da concorrência e torne a gestão de qualidade da sua empresa mais eficiente. Acesse o nosso site e fale com nossa equipe de especialistas.