Compliance nas empresas: como os sensores inteligentes podem ajudar

Compliance nas empresas é o ato de estar em conformidade com determinadas leis, normas, protocolos e regras aos mais diversos processos da instituição. Para negócios que atuam na área da saúde isso é muito importante para evitar problemas com órgãos reguladores, como a ANVISA.

compliance empresarial serve para criar normas e procedimentos, internos e externos, identificar problemas na rotina empresarial, prevenir a empresa de possíveis riscos de descumprimento da lei e detectar possíveis fraudes por meio de auditorias.

Além disso, por meio da compliance também é possível desenvolver uma cultura organizacional baseada em regras e procedimentos internos, estabelecer regras e padrões técnicos para execução dos processos, adequar leis ao dia a dia da organização e aumentar a credibilidade da empresa no mercado.

A compliance é essencial para uma gestão mais eficiente e para que as equipes saibam a importância de manterem os processos alinhados com os objetivos da empresa, além de evitar problemas com a lei. A tecnologia tem sido um braço direito dentro de empresas que precisam modernizar os seus processos, evitar falhas e manter a compliance funcionando adequadamente.

Neste texto que a Sigmais preparou, você vai saber como realizar o controle autônomo na sua empresa e como isso pode ajudar na compliance empresarial, além de saber como adotá-la no seu negócio.

Como estar em compliance por meio de soluções automatizadas

Em todo tipo de empreendimento é preciso que a compliance funcione para evitar problemas jurídicos e manter uma gestão eficiente, com resultados assertivos. Porém, vamos destacar a área da saúde como uma das principais em que padrões e processos precisam ser seguidos com rigor.

Muitos segmentos são controlados por rígidas normas técnicas de agências externas governamentais, como a ANVISA para a área de Saúde. Estes controles são fundamentais para garantir as especificações que garantem a qualidade dos produtos aprovados para seu uso. Os processos precisam ser documentados e auditáveis para comprovar sua idoneidade.

A RDC 304 entrou em vigor em março de 2020, com objetivo de regular a qualificação térmica dos locais e o controle rigoroso de temperatura e umidade, no armazenamento e distribuição de medicamentos, cosméticos e outros insumos que dependem do controle destas variáveis para seu efetivo efeito.

Os negócios que atuam nesse segmento e trabalham com esses produtos precisam seguir as normas estabelecidas pelos órgãos reguladores para evitar problemas, como multas. Além disso, é de interesse das empresas seguir padrões em seus processos para evitar perdas de materiais e ficarem no prejuízo.

Sendo assim, os sensores inteligentes atuam para fazer o controle da temperatura e umidade nos locais de armazenamento de medicamentos termolábeis, tais como vacinas, insulina, e outras medicações.

Os bancos de sangue também precisam ter esse controle, uma vez que o sangue é perecível. Afinal, ele é um caldo de cultura e como a baixa temperatura diminui o risco de proliferação de bactérias, qualquer desvio dos níveis ideais pode prejudicar suas propriedades.

A Sigmais oferece soluções inteligentes IoT que têm a função de fazer o controle da temperatura e umidade, garantindo a conservação adequada. Dessa forma, evita-se erros e falhas humanas nos processos, além de prejuízos como desperdício de medicamentos.

Por meio dos dispositivos IoT autônomos também é possível obter dados em tempo real que ajudam na elaboração de relatórios. Outra função importante oferecida pela solução é o envio de alerta por e-mail quando um equipamento de refrigeração não estiver fechado corretamente, ou quando a temperatura não estiver dentro do padrão pré-estabelecido, por exemplo.

Com isso, a tecnologia Internet das Coisas contribui na compliance das empresas para que os processos sejam mais ágeis e eficazes.

5 maneiras de melhorar a gestão empresarial com a Internet das Coisas

Uma das formas mais efetivas de melhorar a gestão empresarial é por meio da tecnologia que vem transformando o cenário corporativo que é a Internet das Coisas. Confira algumas maneiras em que a IoT pode contribuir com o seu negócio.

Segurança no trato das informações

Todo novo sistema e iniciativa de Big Data e IoT já sai das empresas em conformidade a uma série de regras e condições para a proteção no manuseio dos dados. Isso significa que você tem a segurança necessária para operar em compliance com as atuais e futuras normas do segmento, como a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) e por aí adiante.

Decisões mais assertivas

IoT faz parte das tecnologias que são essenciais para qualificar suas decisões, com base em dados precisos e em processos automatizados.

Informação em tempo real

As soluções de IoT oferecem a coleta de dados. Com um bom sistema, essas informações são apresentadas em tempo real, de maneira prática e funcional, favorecendo a tomada de decisões rápidas e eficientes.

Aumento da produtividade

Com a democratização do acesso à informação e o aumento da autonomia individual, as equipes trabalham de maneira mais eficiente, e a comunicação entre departamentos também é facilitada. No fim das contas, isso resulta em um ganho expressivo de velocidade e produtividade, o que também equivale a menos ociosidade, perdas, desperdícios e negligências.

Redução de custos

Como em um efeito cascata, as demais mudanças, como o ganho de produtividade, a melhor comunicação e a melhor tomada de decisão, acabam refletindo em uma redução de custos. A economia é um benefício inerente a todas as demais qualidades.

Para obter todos os benefícios dos sensores inteligentes da Sigmais e não correr riscos com a perda de medicamentos e evitar problemas com os órgãos reguladores, acesse o nosso site e fale com um especialista. Conheça as nossas soluções e como elas podem atender as necessidades do seu negócio.

Nos siga nas redes sociais, LinkedinFacebookInstagram e Youtube, para acompanhar outros conteúdos!