Conheça os destaques tecnológicos de 2022

O ano de 2022 para a área de tecnologia foi de muitas conquistas e avanços. Por isso, fizemos este texto com os principais destaques tecnológicos com importantes iniciativas no balanço do uso e desenvolvimento de tecnologia do ano que passou.

Da mania do metaverso aos avanços impressionantes na IA generativa, 2022 foi um ano e tanto para a tecnologia.

Um ponto de inflexão para a IA? 

À primeira vista, as pesquisas de IA mostram que a adoção se estabilizou nos últimos anos, embora tenha mais do que dobrado desde 2017, e a IA aplicada continuamente ocupa um lugar alto nas análises anuais de tendências tecnológicas.

E aqueles que veem o maior valor da IA estão começando a industrializá-la, estabelecendo as bases para desenvolver mais aplicativos de IA mais rápido e fácil com as opções de low ou no code – e ficar ainda mais à frente dos concorrentes.

São os modelos de IA generativa abertos ao público este ano – o ChatGPT, que  produz conteúdo de texto original com base em solicitações do usuário, e o  Stable Diffusion, que  gera imagens a partir de texto – que poderiam inaugurar o próximo boom no uso da IA, desencadeando novos aplicativos e abrindo a IA para aqueles com pouca ou nenhuma formação técnica.

O talento tecnológico continua ainda em falta, mas há uma esperança não convencional 

A demanda está crescendo exponencialmente por habilidades como engenharia de software, gerenciamento de dados e segurança cibernética.

Os executivos relataram dificuldade em contratar para todas as funções relacionadas à IA, e o surgimento da computação quântica inaugura ainda outra – e potencialmente maior – área faminta por talentos.

Mas a disposição da liderança de fazer contratações não convencionais e o compromisso necessário para ajudá-los a expandir suas capacidades exigem uma mudança de pensamento.

Estamos vendo uma volta ao que aconteceu em meados dos anos 70, quando os Mainframes começaram a ser utilizados em massa e a IBM fornecia uma série de treinamentos para viabilizar a entrada da tecnologia nas empresas.

Hoje, gigantes de tecnologia já disponibilizam treinamento para aumentar a quantidade de profissionais qualificados. Muitos dos treinamentos e certificações que há pouco eram um negócio rentável estão sendo oferecidos gratuitamente, inclusive as certificações.

A tecnologia segue se voltando para a Computação em Nuvem

As grandes empresas aspiram ter 60% de seu ambiente de tecnologia vivendo na nuvem até 2025. Em novas pesquisas, se descobriu que a adoção da nuvem poderia gerar US $3 trilhões com base em 700 casos de uso para o grupo de empresas pesquisado até 2030. Os casos de uso se dividem em três áreas:

  • Rejuvenescimento, que inclui valor de economia de TI, economia de custos operacionais e redução de riscos digitais.

 

  • A inovação, que inclui o valor que é, principalmente, relacionado à receita, é responsável pela maior parte do valor potencial da nuvem e inclui o uso de tecnologias como IA e IoT para otimizar as operações de negócios e melhorar o tempo de comercialização.

 

  • Pioneirismo, que abrange a gama de tecnologias emergentes, como a computação quântica, que são jovens demais para serem valorizadas com precisão

 

O progresso da computação quântica traz altas expectativas – e um pouco de medo 

Falando em computação quântica, os avanços no campo continuaram este ano e, com eles, aumentou a empolgação com o potencial da tecnologia para alimentar avanços em áreas importantes, como a descoberta de medicamentos e as mudanças climáticas.

Por outro lado, o poder da tecnologia representa um risco significativo de segurança cibernética: computadores quânticos totalmente autocorrigidos de erros serão capazes de otimizar os protocolos de criptografia mais comuns conhecidos hoje em dia. Isto dará nova perspectiva aos processos de segurança de dados e informações sensíveis.

Organizações em setores onde os dados têm uma longa vida útil e os sistemas têm ciclos de desenvolvimento prolongados, como no setor público, estão começando a se preparar para adotar o potencial do uso de computação quântica.

Em tecnologia, nós confiamos 

Já é sabido e se confirmou em 2022, que a confiança digital realmente importa para os consumidores. Este, segue sendo um ponto importante a ser considerado em pesquisas globais sobre o tema.

Menos de um quarto dos executivos que participaram das pesquisas, relatam que suas organizações estão mitigando ativamente uma variedade de riscos digitais na maioria de suas organizações, como os representados por modelos de IA, retenção e qualidade de dados e falta de diversidade de talentos.

Metaverso, mania ou realidade 

O interesse no metaverso explodiu.  As buscas globais do Google por “metaverso” dispararam 7.200% em 2021, e a plataforma de jogos on-line Roblox atingiu mais de 55 milhões de usuários ativos diários em fevereiro de 2022.

Embora o futuro parece brilhante, inevitavelmente haverá desafios no caminho para tornar o metaverso da imaginação das pessoas tecnicamente viável.

Conclusão

O ano de 2022, ano pós pandemia, foi intenso para a tecnologia em quase todos os aspectos. Vemos mudanças em diversos níveis, em segmentos que tinham uma resistência ou pouco interesse em evoluir, dando saltos gigantes em 2022. O mais interessante, é que muitas tecnologias que no passado eram dedicadas a uma área, mostram-se, já em seu projeto de desenvolvimento pensado para o uso em vários segmentos já quando o protótipo está pronto.

Transformação digital, inovação, gestão de dados, gestão da informação, segurança da informação, capacidade de processamento, aumento de qualidade de produtos e serviços, além de gestão financeira com custos mais baixos, lucros maiores, respeito ao meio ambiente e à pessoa, estão em todas as pautas de desenvolvimento de tecnologia e, talvez por isto, percebendo-se uma correlação entre muitos dos itens mencionados.

Para 2023, muito mais é esperado e devemos ficar atentos a cada minuto, pois a concorrência será acirrada na adoção de tecnologia para benefício comum.

A tendência de inovação e digitalização ainda será tema principal das empresas, pelos próximos 5 anos pelo menos. E como um processo contínuo, não irá cessar, dando lugar a mais e mais tecnologia à disposição de todos.

E se você quiser conhecer as soluções inteligentes da Sigmais para otimizar os processos do seu negócio e ter uma gestão mais eficiente e assertiva, fale com os nossos especialistas!

Referência:

https://www.mckinsey.com/capabilities/mckinsey-digital/our-insights/tech-highlights-from-2022-in-eight-charts#/