Data Logger e Sigmeter: qual é a melhor opção?

Data Logger e Sigmeter são dispositivos autônomos que registram dados em tempo real. Eles podem ser utilizados em empresas e indústrias que precisam automatizar os seus processos para otimizar o tempo e reduzir custos. Apesar dessa semelhança, ambos possuem funcionalidades diferentes.

Neste texto, você vai entender um pouco mais sobre cada um e as vantagens de uma solução autônoma em grandes empresas e na indústria.

O que é um Data Logger?

Data Logger é um gravador autônomo, que monitora e registra dados em tempo real, como tensão, temperatura e corrente.

Esse equipamento, geralmente, é utilizado em aplicações para medição de longo prazo. As informações que são coletadas por ele permitem determinar o comportamento de uma variável ao longo do tempo, recurso utilizado na indústria para fazer uma avaliação histórica da evolução de um aspecto específico do processo produtivo.

Algumas das aplicações do data logger são:

  • aplicações meteorológicas, para medição do nível de chuva e análise de parâmetros atmosféricos;

 

  • aplicações laboratoriais, para manter estáveis a temperatura e a umidade das amostras;

 

  • na indústria de processos, registrando dados de máquinas para fins de diagnóstico identificar áreas de economia de energia;

Alguns registradores de dados são feitos para monitorar falhas e curtos-circuitos, o que pode não ocorrer por dias, semanas ou meses. Qualquer propriedade física ou elétrica que possa ser convertida em um sinal elétrico pode ser registrada por um registrador de dados, dentro de sua largura de banda, é claro.

O que é o Sigmeter?

Sigmeter é um dispositivo autônomo, com solução IoT para medir a temperatura e umidade ambiente, bem como a temperatura e pulso de 2 equipamentos simultaneamente. Além disso, esse equipamento possui outras finalidades, tais como:

  • Monitora o conforto térmico de ambientes
  • Realiza a leitura de medições de água, gás e energia
  • Reduz o consumo de energia e custo de mão de obra
  • Evita o desperdício de alimentos perecíveis ou medicamentos
  • Monitora o degelo de equipamentos
  • Detecta aberturas de portas fora do horário de trabalho, emitindo alarme de segurança
  • Monitora o tempo de portas abertas em equipamentos, como geladeiras, fornos, freezers

Com esse dispositivo, a gestão consegue otimizar o processo de fechamento de lojas, pois o Sigmeter emite um alerta quando há refrigeradores abertos, por exemplo. Dessa forma, a pessoa consegue resolver o problema rapidamente.

Outro benefício é a possibilidade de manutenção preventiva, uma vez que o gestor consegue saber quando as portas dos equipamentos estão vedadas corretamente. Nas cozinhas industriais e em estabelecimentos que trabalham com medicamentos termolábeis isso é muito importante, já que impede que insumos se estraguem e percam a qualidade.

Também podemos ressaltar que, com a emissão de dados em tempo real, os gestores conseguem emitir relatórios legais com informações precisas, o que diminui as chances de erros humanos. Para negócios na área da saúde, que precisam cumprir normas, essa é uma função que ajuda na compliance.

Leia para saber mais sobre o assuntoComo a automatização beneficia a gestão de qualidade nas empresas – Sigmais

Qual a melhor opção entre os dois dispositivos?

A tecnologia IoT vem crescendo a cada ano no Brasil e sendo adotada por empresas dos mais diversos segmentos e também na indústria.

O número de aparelhos ativos com conexão IoT (Internet das Coisas, em português) chegou a 12,2 bilhões em 2021. Isso representou um crescimento de 8% em relação a 2020, abaixo da média dos anos anteriores, de acordo com dados da consultoria IoT Analytics.

A pesquisa também fez uma projeção que até 2025, serão cerca de 27 bilhões de dispositivos conectados.

Para que os gestores consigam modernizar os seus processos, dando mais agilidade e melhorando a produtividade interna é preciso investir em soluções inovadoras.

Sigmeter é um dispositivo que atende as necessidades de negócios que desejam evitar prejuízos com falhas em processos, mas que não querem fazer alterações na infraestrutura dos ambientes.

Por serem mais práticos (basta plugar e dar play para funcionar), esta acaba sendo uma opção desejada pelas empresas.

Conclusão

A Sigmais oferece dispositivos com a tecnologia IoT (Internet das Coisas) que ajudam as empresas a automatizarem suas atividades, tornando a gestão mais eficiente e assertiva. Os sensores inteligentes são práticos e de fácil instalação, tem baixo consumo de bateria e não precisam de alterar a infraestrutura dos locais em que são colocados.

Para negócios que atuam na área da saúde, fazer o controle da temperatura dos equipamentos onde são armazenados medicamentos termolábeis é imprescindível para garantir a sua eficiência. Para entender melhor como os sensores inteligentes podem contribuir nesta tarefa, baixe o nosso ebook gratuitamente.

Esteja um passo à frente da concorrência e torne a gestão de qualidade da sua empresa mais eficiente. Acesse o nosso site e fale com nossa equipe de especialistas.

Nos siga nas redes sociais, LinkedinFacebookInstagram Youtube, para acompanhar outros conteúdos!