Medicamentos termolábeis: como evitar perdas com ajuda de soluções inteligentes

Os medicamentos termolábeis exigem um nível de cuidado muito maior do que outros tipos de remédios. O motivo é simples: por conta de sua grande sensibilidade térmica, qualquer tipo de problema pode resultar na sua perda.

Por isso, é essencial que a gestão tenha meios capazes de fornecer os cuidados necessários para este tipo de medicamento, como o correto armazenamento e controle de temperatura por exemplo, garantindo assim o seu perfeito estado.

Uma das melhores formas de se obter essa garantia é por meio de soluções inteligentes. Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o conteúdo que preparamos.

Como a automação ajuda a evitar a perda de medicamentos termolábeis e no controle de temperatura

A automação permite que se tenha um controle mais seguro nos processos que envolvem os cuidados com medicamentos termolábeis, como vacinas, insulina e até mesmo bolsas de sangue. Esses produtos precisam estar armazenados em equipamentos de refrigeração em uma temperatura correta para evitar que percam a eficácia.

A IoT é uma tecnologia inovadora que ajuda nesse processo por meio de sensores autônomos que executam tarefas como:

  • Controle de temperatura de refrigeradores e monitoramento da umidade em ambientes
  • Emissão de dados precisos que ajudam na criação de relatórios legais
  • Monitoramento do degelo dos refrigeradores
  • Detecção de aberturas e fechamento de portas

Dessa forma, além de evitar prejuízos com a perda de medicamentos, os sensores inteligentes ajudam a gestão a detectar gargalos e resolvê-los com mais agilidade, além de diminuir as chances de falhas humanas. Estar em conformidade com as normas dos órgãos reguladores, como a ANVISA, também é fundamental para negócios na área da saúde que trabalham com medicamentos termolábeis. Por isso, o controle da temperatura e ter informações precisas para os relatórios é essencial para evitar problemas de compliance.

Vamos ver um pouco mais sobre isso a seguir:

A automação evita o armazenamento inadequado

Para começar, precisamos entender que a automação, por meio dos dispositivos IoT inteligentes, auxilia o armazenamento de medicamentos termolábeis de forma adequada.

Um dos problemas de armazenamento está relacionado à temperatura inadequada dos insumos, o que pode resultar na perda dos medicamentos.

Os sensores inteligentes monitoram a temperatura de refrigeradores onde são armazenados os insumos, ajudando a gestão a ter um maior controle da temperatura. Além disso, também monitoram o tempo de portas abertas de equipamentos.

Leia o texto para saber mais sobre o assuntoComo funciona o controle autônomo no armazenamento de vacinas – Sigmais

A automação evita o manejo inadequado

Um dos principais problemas com os medicamentos termolábeis está ligado ao manejo inadequado dos mesmos, que acontece em abertura e fechamento de portas, por exemplo.

Por mais simples que isso possa parecer, um erro na fase de manejo dos insumos pode gerar prejuízos, com perdas significativas.

Os sensores autônomos detectam aberturas de portas fora do horário de trabalho, emitindo alerta.

A automação oferece dados precisos

Outro fator muito importante e que faz toda a diferença é a capacidade dos dispositivos IoT inteligentes em oferecer dados em tempo real. Além disso, são informações precisas para que relatórios sejam feitos com menos chances de falhas humanas.

Com estas soluções, é possível reduzir muito as chances de perdas de medicamentos termolábeis, além do negócio estar em conformidade com a RDC Nº 430, que trata sobre as Boas Práticas de Distribuição, Armazenagem e de Transporte de Medicamentos.

Conclusão

Com todas essas informações ficou mais fácil perceber a importância da automação na área da saúde, principalmente quando se trata de perdas de medicamentos termolábeis. Com  soluções autônomas é possível atuar de forma preventiva e evitar que falhas aconteçam.

Se você está buscando uma solução nesse sentido, o melhor a fazer é contar com as soluções inteligentes da Sigmais. Assim, você tem um maior nível de segurança em todo o processo, principalmente, no armazenamento de insumos.

Até porque, dada a fragilidade dos medicamentos termolábeis a condições adversas, perdê-los pode ser um grande problema, tanto pela quebra de grade de estoque, como pelo custo envolvido na compra desse tipo de medicamento.

Para entender melhor como os sensores inteligentes podem contribuir na área da saúde, baixe o nosso ebook gratuitamente.

Esteja um passo à frente da concorrência e torne a gestão de qualidade da sua empresa mais eficiente. Acesse o nosso site e fale com nossa equipe de especialistas.

Nos siga nas redes sociais, LinkedinFacebookInstagram Youtube, para acompanhar outros conteúdos!